Seg, 25 de Setembro de 2017
JV color JV color JV color

Logotipos de meios de pagamento do PagSeguro
Telefones p/contato:(019) 3305-2388 / 99174-9074(Claro c/ WhatsApp) / 98893-2568(Oi) Você está em: Home Você já ouviu falar de Neuróbica?

      NEURÓBICA. Um estilo de vida. 

      "A Neuróbica é uma aproximação à ginástica cerebral que fazemos diariamente e que usa todos os sentidos para executar tarefas rotineiras, porém de uma forma diferente da costumeira". Ao romper estas rotinas, o cerebro se estimula de maneiras novas, e isto faz com que se incremente a produção das moléculas que promovem o crescimento do cerebro. Estes nutrientes ajudam a preservar as conexões no cerebro, melhorando a agilidade e flexibilidade.

       Estas idéias foram testadas em modelos animais, não diretamente em humanos. Não obstante, muitas investigações publicadas na mídia e revistas especializadas validam esta premissa, de que novas atividades melhoram as faculdades cognitivas em indivíduos cujo cerebro esta envelhecendo. 

    A diferença dos tradicionais exercícios cerebrais, como palavras cruzadas ou jogos de lógica, que poderiam comparar-se a um "levantamento de peso" para o cerebro, os exercícios de Neuróbica são desenvolvidos para melhorar a flexibilidade e a agilidade mental, como o fazem a yoga ou a aeróbica, ao invés de pura força.

       A Neuróbica pode contribuir para preservar as habilidades existentes, assim como melhorar a flexibilidade, quando a mente se encontra com novos desafios cognitivos. Porém não tornará uma pessoa mais inteligente no sentido de proporcionar uma memória fotografica para lembrar números telefônicos.

       A Neuróbica deveria ser incorporada na vida diária, fazendo algo diferente cada dia. Porém tampouco é uma questão de você ficar maluco e tentar fazer de repente, tudo de uma maneira diferente . É mais um estilo de vida do que um programa de exercícios . "

    "A Neuróbica é um conjunto de procedimentos sugeridos por neurologistas americanos para otimizar o funcionamento do cérebro, retardando, assim, os sintomas associados ao envelhecimento, como falta de memória, dificuldades cognitivas e e lentidão de raciocínio".

   Os seus principais pilares de sustentação são a quebra da rotina sempre que possível, um maior uso dos sentidos normalmente negligenciados na vida moderna (como olfato e tato, por exemplo), e a aprendizagem continuada. Estudar uma língua estrangeira (ou várias!), por exemplo, já é, por si só, um excelente exercício neuróbico que pode ser incrementado com atividades diversificadas e não-rotineiras.

     Uma das atividades possíveis de serem realizadas, por exemplo, é vendar os olhos de voluntários, que deverão provar determinadas frutas ou substâncias e dizer o que pensam estar comendo. Em turmas mais avançadas, os alunos podem receber amostras menos óbvias (como tipos menos comuns de castanhas ou frutas) e descrever o tipo de alimento, como textura, gosto (doce, amargo, azedo ou salgado), e cheiro.

    Outra possibilidade de atividade é preparar uma caixa de sapato para se tornar uma "camara escura". Os materiais necessários são, além da caixa, uma meia escura com a ponta do pé cortada fora, tesoura e cola.

     Basicamente, corta-se um círculo na tampa da caixa, grande o suficiente para passar uma mão fechada. Depois, lambuza-se com cola uma faixa de aproximadamente um centímetro ao redor deste círculo. Ali vai ser colada a parte de cima da meia, ao longo da circunferência, formando um tipo de túnel cuja entrada é a tampa da caixa. Coloca-se, então, uma série de objetos dentro da caixa e fecha-se a tampa. Em aula, os alunos irão, um de cada vez, colocar a mão dentro da caixa através da meia e segurar um dos objetos. Depois de descrevê-lo em detalhes (na LE) através do tato (peso aproximado, textura, formato, tamanho), vai tentar descobrir de que objeto se trata.

* Para que a caixa não se abra, revelando os objetos, consiga dois atilhos grandes para colocar nas duas extremidades da caixa, ou prenda a tampa com fita adesiva.

* Se você quiser saber mais sobre a Neuróbica, leia o livro que inspirou este artigo: Mantenha o Seu Cérebro Vivo: 83 exercícios neuróbicos para prevenir a perda de memória e aumentar a agilidade mental. Os autores são Lawrence Katz e Manning Rubin.

      Teste

      Responda estas preguntas para saber quão “Neuróbica” é a sua vida cotidiana.

  • Quão seguidamente faz as compras em um mesmo mercado?
  • Sempre usa o mesmo meio de transporte?
  • Em vez de ver TV à noite, prefere jantar fora com amigos? 
  • Quão seguidamente faz o mesmo caminho para o trabalho?
  • Precisa sair pela mesma porta que entrou no centro comercial, para lembrar onde deixou o carro?
  • Segue a mesma rotina ao levantar-se?
  • Se banha sempre na mesma hora? 
  • Tende a ter o mesmo tipo de férias, todos os anos?
  • Se propõe a provar tipos diferentes de comidas?
  • Almoça somente no seu trabalho? 
  • Experimenta novos passatempos? 

 

 

Tornar nosso site favorito

 

Clique na aba verde e Fale Agora

Cesto de Compras

O seu Cesto encontra-se vazio no momento.

Visitantes On-Line.

Nós temos 215 visitantes online