Sex, 20 de Outubro de 2017
JV color JV color JV color

Logotipos de meios de pagamento do PagSeguro
Telefones p/contato:(019) 3305-2388 / 99174-9074(Claro c/ WhatsApp) / 98893-2568(Oi) Você está em: Home Doenças, disfunções visuais e os Óculos PinHole

O ato de fechar um pouco os ólhos para enxergar melhor, causa o mesmo efeito de filtragem dos Óculos PinHole, pois os cílios entrelaçados não ocluem totalmente a passagem da luz e isto faz com que se enxergue melhor fechando um pouco os olhos. Os Esquimós tem, para se proteger da alta luminosidade do Sol que reflete na neve, um tipo de óculos, feito com a espinha de peixe. A espinha colocada em frente aos olhos filtra a luz solar, não permitindo que os seus olhos sejam prejudicados pela altíssima luminosidade.

Os tipos de miopia descritos são: miopia congênita, miopia patológica, miopia de índice, miopia noturna e a falsa miopia e miopia instrumental.

Causas:

Alguns estudos mostraram que a miopia pode ser causada devido a uma sobrecarga do olho em trabalhos realizados muito perto. A miopia aparece também antes dos 20 anos de idade, mas também pode ser herdada geneticamente.

Por outro lado, existem pesquisadores que apontam a relação de vários fatores, incluindo os ambientais, como causa desse problema.

Não podemos esquecer que questões hormonais estão relacionadas ao funcionamento dos olhos, dado que algumas mulheres miopes, quando se tornam gestantes, deixam de ter a miopia, que no entanto retorna  depois do nascimento da criança.

Tratamento:

Geralmente, são receitados óculos de grau ou adaptadas lentes de contato para compensar o erro de refração.

Neste momento, deixando de lado o aspecto terapêutico dos Óculos PinHole, devemos ter em mente que eles podem ser aplicados também, só com o objetivo de enxergar melhor -  imediatamente - da mesma forma que os óculos de grau e que as lentes de contato, não tendo no entanto, "o maléfico efeito compensatório atribuido à eles". Efeito este que não permite a compreensão exata da realidade enxergada e o reaprendizado ou seja, a reprogramação das funções cérebro-visuais.

Podemos portanto, afirmar que os Óculos PinHole podem perfeitamente substituir com vantagens as lentes de grau. No entanto devemos sempre lembrar que os óculos PinHole podem e devem ser usados "sempre que for possível" e "somente quando for seguro", no lugar das lentes de grau.

Nos últimos anos, a cirurgia refrativa para miopia tem sido bem-sucedida e comprovada, no entanto deve ser devidamente analisado cada caso antes de se fazer a intervenção.

As principais técnicas são: Lasik, PRK, RK ou anéis intracorneais e todas visam alterar a curvatura da córnea, tornando-a mais esférica e, desta forma, corrigir a miopia.

Não ha duvida que a cirurgia refrativa é um procedimento que quando é bem sucedido, tem um efeito espetacular, mas não podemos nos esquecer do carater invasivo do procedimento que desgasta a córnea, afinando-a definitivamente para corrigir a sua curvatura e que este procedimento, como sempre na medicina alopática, busca corrigir o efeito e não a causa.

Desta forma observamos que desgasta-se a córnea para não mexer no formato do globo ocular que permanece com as mesmas dimensões e que, dependendo do grau da miopia, sujeitam o paciente ao risco permamente de deslocamento da retina.  

 

Tornar nosso site favorito

 

Clique na aba verde e Fale Agora

Cesto de Compras

O seu Cesto encontra-se vazio no momento.

Visitantes On-Line.

Nós temos 14 visitantes online